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Rafael Câmara volta a vencer, agora em Yas Marina e Emmo Fittipaldi vai bem PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 11 February 2024 12:55

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana com carnaval rolando a Fórmula Regional do Oriente Médio me deu um arrego, fazendo sua quarta rodada tripla na sexta-feira e no sábado, deixando a gente aqui no Brasil liberados para sair nos blocos de carnaval, acompanhar a minha portela na Sapucaí ou o que você preferir de norte a sul do Brasil.

 

Mais uma vez ficamos na mão com relação às imagens da classificação para a a etapa de retorno do campeonato à Yas Marina em Abu Dhabi. A etapa voltou a contar com 29 pilotos inscritos, mas Pedro Clerot continuou de fora e o carro #7 nem estava lá, sendo renumerado como #74 e entregue à Enzo Peugeot (esse tem padrinho).

 

O treino foi complicado para os dois brasileiros. Depois de uma grande performance em Dubai, Rafael Câmara não foi bem na primeira parte do treino em Abu Dhabi, ficando apenas na P10 e vendo seus companheiros de equipe largando em boas posições à sua frente. As coisas também não foram fáceis para Emerson Fittipaldi Jr., que não conseguiu um bom acerto para seu carro e ficou na P25, sendo o mais lento da MP Motorsport.

 

 

Na segunda metade do treino, que define o grid para a terceira corrida do final de semana e Rafael Câmara, apesar de ter conseguido alguma melhora de acerto, com o pequeno intervalo entre as saídas pra pista não conseguiu muita coisa, continuando atrás dos companheiros de equipe e ficando com a P8. Mesma situação para Emmo Fittipaldi Jr., que ficou apenas na P26 para a corrida de fechamento da etapa.

 

No final da tarde de sexta-feira os pilotos voltaram à pista para a primeira das três corridas do final de semana. Largando da P10, Rafael Câmara precisava se preocupar, inicialmente, em evitar confusões (ele teve problemas nas etapas iniciais em Yas Marina nas primeiras curvas) e depois tentar ganhar posições para conquistar mais pontos, lembrando da importância da colocação na corrida 1 para o grid invertido da corrida 2. Emmo Fittipaldi precisaria fazer uma corrida improvável para chegar aos pontos, mas precisava pensar numa boa posição para o grid da corrida 2.

 

A corrida tinha programação de transmissão, mas na hora da prova, o streaming simplesmente não apareceu e deixou frustrados todos os que aguardavam a transmissão... e a galena no chat não aliviou com os organizadores. Com contatos que fiz com outros que acompanham o campeonato consegui levantar que Rafael Câmara terminou a corrida na P9, o que vai colocá-lo na primeira fina na corrida 2 e Emmo Fittipaldi Jr. ganhou muitas posições e terminou em 17°, melhorando as chances de, quem sabe, conseguir pontuar na corrida 2.

 

 

Coloquei o despertador bem desconfiado para acordar no meio da madrugada para assistir a corrida 2 pelo youtube. Felizmente o esforço não foi em vão e tivemos a transmissão da corrida, que aconteceu na manhã, sob sol forte em Yas Marina, mas o asfalto ainda não estava muito quente, problema para a corrida 3. Rafael Câmara largava na P2 e tinha sua melhor chance de ir ao pódio no final de semana enquanto Emmo Fittipaldi Jr. tinha que repetir a corrida da sexta-feira e ganhar as posições para finalmente pontuar.

 

Mari Boya ficou parado no grid quando saíram para a volta de apresentação. Os demais 28 pilotos retornaram às suas posições e, quando apagaram as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta, Rafael Câmara pagou caro por largar do lado sujo da pista e caiu para a P3 e já tinha os companheiros de equipe logo atrás. Emmo Fittipaldi Jr. completou a primeira volta na P18. A batida entre Kanato Le e Gao Yujia colocou o safety car na pista já na volta 2.

 

 

Na relargada, Bruno Del Pino quase provocou um engavetamento dos líderes no final da reta principal, antes da bandeira verde, mas isso acabou ajudando Rafael Câmara a não ser atacado por Ugo Ugochukwu na relargada. Emmo Fittipaldi Jr ganhou duas posições e subiu para a P16 e, no final da reta principal, Rafael CÇamara superou Nikhil Bohra e ganhou a P2 e abriu, deixando o adversário no sufoco com os outros carros da sua equipe. Bruno Del Pino passou reto e bateu de frente numa proteção de material macio e entregou a liderança para Rafael Câmara enquanto Emmo Fittipaldi Jr. superava Enzo Peugeot e já era o P14.

 

 

A batida do líder (a suspensão quebrou na reta) colocou o safety car novamente na pista, mas antes disso, Emmo Fittipaldi Jr. superou Liu Ruigi e ganhava a P12. Na relargada, faltando menos de 10 minutos para o final da corrida, Rafael Câmara largou muito bem e abriu uma pequena vantagem na frente. Emmo Fittipaldi Jr. manteve a P12. Nikhil Bohra segurava Ugo Ugochukwu e Rafael Câmara ia abrindo na frente enquanto Emmo Fittipaldi Jr. estava no pelotão que brigava pela P10 de Giovanni Maschio.

 

 

Faltando 4 minutos para o final do tempo, Rafael Câmara tinha 3,3 segundos de vantagem para Nikhil Bohra quando este foi superado por Ugo Ugochukwu, que iria pra cima do brasileiro. Emmo Fittipaldi Jr. superou Tas Inthra (o nome do cara é impronunciável) e ganhou a P11, estando a 3 dácimos de Giovanni Maschio na P10. Rafael Câmara apertou o ritmo e tinha quase 4 segundos de vantagem na liderança.

 

 

Na tentativa de superar Giovanni Maschio, Emmo Fittipaldi Jr. foi surpreendido por Mari Boya e caiu para a P12 pouco antes de mais uma entrada do safety car o que frustrou uma última volta de disputas. Após o final da prova, uma punição para Taylor Barnard subiu o brasileiro para a P11, mostrando que em ritmo de corrida Emmo Fittipaldi Jr. está com um bom desempenho, mas continua classificando mal para as corridas.

 

 

Três horas depois de terminada a corrida 2 os pilotos já estavam de volta ao grid para a terceira e última corrida do final de semana, agora sob sol forte, apesar de ser inverno na região. Rafael Câmara largava na P8 e corria por melhores pontos para subir na classificação, aproveitando a ausência de Martinius Stenshorne na etapa e Emmo Fittipaldi Jr. teria que repetir a grande corrida 1 (que não vimos) para tentar chegar no top10.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições e, apagadas as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta, Rafael Câmara largou bem, mas foi empurrado pra fora da pista na curva 1. Com isso ele caiu para a P9, mas foi para o ataque sobre Costa Toparis e Brando Badoer. Emmo Fittipaldi largou muito bem e foi bem agressivo na primeira volta, passando na P22. Na volta seguinte, superou Edgar Pierre e era o P21.

 

 

Rafael Câmara estava preso atrás de Costa Toparis e via o pelotão se afastando nas primeiras voltas. Enzo Peugeot ficou parado em posição perigosa e o safety car foi pra pista faltando 19 minutos para o final. Bom para Rafael Câmara, que teria o pelotão agrupado. Emmo Fittipaldi ganhou essa posição e foi para a P20. A relargada veio rápido, com 15 minutos para o final e com Ugo Ugochukwu perdendo a asa dianteira,  Rafael Câmara subiu  logo  para  a  P8.  Ugo Ugochukwu bateu com Giovanni Maschio e ficou parado na pista, forçando uma nova entrada do safety car. Emmo Fittipaldi subiu para a P19.

 

 

Nova relargada faltando menos de 8 minutos para o final e Rafael Câmara relargou melhor e ganhou a posição de Costa Toparis e subiu pra P7. Emmo Fittipaldi Jr. superou Isaac Barashi e subiu pra P18. Na mesma volta, superou Jesse Carasquedo e foi pra P17. Rafael Câmara foi pra cima de Brando Badoer e nos segundos finais tomou a P6 do italiano. Ele ainda tentou alcançar Taylor Barnard, mas não teve mais tempo. Na última volta Nikhil Bohra rodou e Alexander Abkhazava abandonou, entregando a P15 para Emmo Fittipaldi Jr. Rafael Câmara sai de Yas Marina na P3 do campeonato com 112 pontos, mas não tem como alcançar o líder Tuukka Taponen. Emmo Fittipaldi Jr. é o P21, o primeiro sem pontos.

 

Fórmula Regional Oceania

A quarta rodada tripla do Toyota Racing Series, agora renomeada Fórmula Regional Oceania, disputada no Euromaque Motorsport Park não foi nada fácil para o brasileiro Lucas Fecury. Alguns pilotos desistiram de continuar no campeonato e tivemos apenas 15 pilotos participando desta penúltima etapa do campeonato. Mesmo assim, isso não facilitou a vida do nosso representante.

 

Na primeira corrida, disputada no sábado, Mesmo com alguns abandonos durante a corrida, Lucas Fecury não foi além da P12, com apenas um piloto terminando atrás dele. Na segunda corrida, a primeira do domingo, todos os 15 pilotos que largaram concluíram a prova... e Lucas Fecury terminou justamente na P15. A corrida de encerramento da etapa teve o abandono do piloto brasileiro, que está no 14° lugar na classificação, com 76 pontos. O campeonato termina no próximo final de semana.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.