Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
No meio do carnaval, uma história de amor do arco da velha PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 12 February 2024 21:52

E aê Galera... agora é comigo!

 

Esse final de semana foi o final de semana do carnaval e eu comemorei com um belo churrasco na minha casa, regado a muito chopp e mesmo sem termos corridas no final de semana da folia para uns, do descanso para outros, o Ogro não vai deixar de falar de automobilismo com seus leitores.

 

Mas nos dias que precederam a folia nas ruas, a Fórmula Truck deu mais uma “atravessada no enredo” e mexeu novamente no calendário, embora creio que que a verdadeira culpada da principal mudança seja administração do centro de eventos aleatórios de Interlagos, que obrigou o promotor da verdadeira categoria de corridas de caminhões a colocar um asterisco no seu calendário, mas não desistiu de fazer sua corrida no principal autódromo do país.

 

Como nesta semana teremos o dia 14 de fevereiro, o dia de São Valentim, que na Europa e na América do Norte é o dia dos namorados, a História do Arco da Velha que resgatarei para darmos umas boas risadas é a de um “caso de amor” dentro da Fórmula 1: o amor entre Ron Dennis, ex-proprietário da equipe McLaren e nosso tricampeão (o vivo) Nelson Piquet (na época que ele era piloto e não defensor de golpista)... e não tem conotações sexuais!

 

O “caso de amor” de Ron Dennis e Nelson Piquet (Clique aqui para o link original)

Como estamos no mês em que se comemora o dia dos namorados, estou de volta para contar uma verdadeira estória de amor entre duas pessoas... Ron Dennis e Nelson Piquet. 

 

Em 1978, depois de um ano rodando pela Europa com um “carro nas costas” e pilotando o próprio caminhão de circuito em circuito no ano anterior, Nelson Piquet desembarcou de “mala e cuia” na Inglaterra, onde a Fórmula 3 eram uma grande vitrine – mais até que a europeia – para os chefes de equipe da Fórmula 1. 

 

Com os parcos recursos que tinha, comprou um Ralt, contratou dois mecânicos (com ele, três... a cada prova, arranjava mais dois "frila" pra compor o time) e partiu para enfrentar as equipes bem montadas, entre elas a Project 4, cujo dono era um ex-mecânico da F1, um cara metódico e “bem British” chamado Ron Dennis.

 

 Um de seus pilotos era o brasileiro Chico Serra, um grande kartista e que chegava à categoria com um grande retorno de mídia, uma competição extra para Piquet. 

 

Piquet foi soberano no campeonato inglês de F3 em 1978. Venceu 11 das 15 provas que disputou e igualou o recorde de Stewart. 

 

Na época o campeonato da F3 eram na realidade dois: um maior, o BP, patrocinado pela petrolífera que caiu em desgraça depois do recente acidente no Golfo do México, e o Vanderwell, que tinha algumas poucas provas e a equipe de Ron Dennis era uma das favoritas ao título. Mas Nelson Piquet venceu o BP e o Vanderwell ficou nas mãos do inglês Derek Warwick (Piquet venceu 11 corridas, igualando o recorde de vitórias da categoria que pertencia a Jackie Stewart). 

 

Chico Serra, piloto da Project4 teve que esperar mais um ano para sagrar-se campeão na categoria, ainda correndo com Dennis. 

 

Ao longo do ano, a disputa foi acirrada, dentro e fora das pistas e o “moleque” Nelson Piquet além das inovações que criou para a categoria e das “peças” que pregou, fez diversas vítimas, mas uma delas foi com um sabor especial... o próprio Ron Dennis! 

 

Naquela época já existia a “superglue”, a famosa cola de secagem rápida que chegou ao Brasil anos depois com o nome de “superbonder”. Munido de um tubo da cola de secagem rápida, em uma das etapas, depois de ver o chefe concorrente chegar com um carrão no circuito, o brasileiro foi lá e entupiu de cola todas as fechaduras do carro, voltando para os boxes depois disso para “meter a mão na graxa”, como sempre. 

 

Nem sempre as provas "terminavam bem"... esta, em Brands Hatch, mal começou. Acidente no início com Piquet, Serra e Warwick. 

 

Terminado o dia de trabalho, na hora de ir embora, via-se um Ron Dennis furioso, espraguejando a tudo e a todos, sem conseguir enfiar uma chave que fosse para seguir seu caminho. Não bastasse isso, Nelson repetiu a traquinagem por mais três vezes ao longo do campeonato (se bem que a maior delas foi passar o seu “setup” para Derek Warwick conseguir conquistar o Vanderwall e impedir que Chico Serra vencesse e tivesse a mesma ou provavelmente maior exposição de mídia que ele, que estava no final da temporada, disputando provas na F1 com carros de equipes privadas – coisas do passado). 

 

 O tempo passou e, anos depois, na F1, com Piquet já um piloto consagrado, bicampeão do mundo e Ron Dennis, dono da poderosa McLaren, frequentavam o mesmo circo. Eis que um dia, chega Ron Dennis com um Lamborghini daqueles “de cinema” e Piquet o vê chegando... no melhor estilo “recordar é viver”, lá foi Piquet e uma bisnaga de cola para o estacionamento... No final do dia, deu até polícia!

 

Ron Dennis começo a vida nas pistas como mecânico. Trabalhou com Johnny Surtees, Jochen Rindt (na foto acima) e outros. 

 

Ron Dennis furioso no estacionamento, o pessoal da TAG (os árabes) sem entender bem o que se passava e o brasileiro se acabando de rir em algum lugar. Certamente Dennis lembrou do que passou anos atrás e agora? Quem seria o responsável por aquele ato de vandalismo? 

 

Aqui, ainda nos anos 60, ao lado do tricampeão de Fórmula 1, Jack Brabham. Sério, metódico e trabalhador, Ron Dennis cresceu. 

 

Como a coisa foi "divertida", lá foi Piquet, na corrida seguinte, fazer a mesma sacanagem... mas desta vez Ron Dennis foi prevenido e quando o Piquet já se esgueirando pelo estacionamento chegava ao alvo – a fechadura – quando foi interpelado por um “negão, modelo ‘armário de seis portas’”, também conhecido como “3 por 2”. O diálogo a seguir vai com direito a “tradução livre”: 

 

- Ô, que é que ‘cê’ tá fazendo aí, ‘mermão’?

- Heim? Quem? Eu? Eu tava só vendo o carro... um carrão, né?

Daí que o segurança contratado pelo Ron Dennis reconheceu o pseudo apreciador do carro:

- Ô, mas você é o Nelson Piquet...

- É, sou eu mesmo.

- Caraca, meu filho é teu fã? Me dá um autógrafo?

- Claro, tem papel e caneta aí?

- Hi, caraca... nun tenho. Dá um minutinho, vou conseguir!

- Vai lá, vai na boa...  

 

Enquanto o “pai do fã” foi correr atrás da caneta e do papel, a cola escorreu para dentro da fechadura, mais uma vez! No final do dia, a cena do “piti” do Ron Dennis se repetia, com o detalhe que agora havia um bode expiatório: o segurança “3 por 2”. 

 

Em 1980, Dennis passava a ser um dos principais membros da equipe McLaren na Fórmula1. Depois, comprou o controle do time. 

 

Depois disso, contam as más línguas, Ron Dennis nunca mais chegou dirigindo o próprio carro, chegando sempre com motorista e seguranças. Algum tempo depois, Piquet mandou a seguinte pérola após não acertar contrato com a McLaren como era desejo da Honda: "Melhor que ganhar corrida para o Ron Dennis, é ganhar corrida DO Ron Dennis!" 

 

É muito amor, não? 

Feliz dia de São Valentim e até a próxima,

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Final de semana carnaval não teremos pílulas, apenas Engov e Epocler.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Tuesday, 13 February 2024 19:45 )