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Rafael Câmara termina em 3° na FRMEC e Emmo Fittipaldi Jr. pontua em Dubai PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 18 February 2024 21:32

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana pós carnaval, tivemos o encerramento dos campeonatos distantes que pudemos acompanhar e que movimentou os pilotos das categorias de base, aspirantes a – um dia – chegar na Fórmula 1.

 

Enquanto os brasileiros caiam na folia dos bloquinhos (alguns “blocões”), escolas de samba, trios elétricos, em Sakhir, no Bahrain, os pilotos da FIA Fórmula 2 e FIA Fórmula 3 fizeram os testes pré-temporada com todos os pilotos inscritos para os respectivos campeonatos. Infelizmente não teremos brasileiros na disputa da FIA Fórmula 3 em 2024 e assim, com a proposta da coluna de cobrir o desempenho dos brasileiros, concentrarei meus esforços na FIA Fórmula 2, com Enzo Fittipaldi e Gabriel Bortoleto.

 

As atividades de pista começaram na tarde do domingo sob uma condição inusitada para o deserto: chuva! Sim, chove (eventualmente) nos Emirados Árabes e com pista molhada os 22 pilotos que estarão na abertura da temporada lá mesmo em Sakhir no final do mês os pilotos não andaram muito. Enzo Fittipaldi deu apenas 12 voltas, sendo a mais rápida em 1m54,591s. Gabriel Bortoleto deu apenas 4 voltas, com 1m58,760s na mais veloz. Definitivamente não sendo um parâmetro.

 

 

A segunda-feira feira tivemos agenda cheia, com sessões pela manhã e pela tarde. Ao final do dia os pilotos viraram – em média – pouco mais de 60 voltas, sendo pouco mais de 30 em cada sessão. Pela manhã, Enzo Fittipaldi ficou com o 2° melhor tempo, marcando 1m44s839s e Gabriel Bortoleto ficou com a P9, com sua melhor volta em 1m46,031s. Com a pista mais limpa e emborrachada os tempos melhoraram consideravelmente na sessão da tarde. Enzo Fittipaldi ficou com o 3° melhor tempo, fazendo sua melhor volta em 1m41,735s e Gabriel Bortoleto ficou com a P6, marcando sua melhor volta em 1m42,149s.

 

 

Na terça-feira tivemos o terceiro e último dia de treinos em Sakhir, no Bahrain e pela manhã, com a pista mais fria e com mais areia os tempos foram altos. Enzo Fittipaldi ficou com o 7° tempo após 20 voltas, sua melhor passagem foi em 1m46,885s. Gabriel Bortoleto ficou na P8 com sua melhor volta em 1m47,066s após 45 voltas. Na parte da tarde os tempos de volta baixaram significativamente como foi no dia anterior. Enzo Fittipaldi ficou com a P5 depois de completar 29 voltas e marcar 1m42,808s. Gabriel Bortoleto, assim como pela manhã, deu muitas voltas (48) e terminou na 12ª posição com sua melhor passagem em 1m43,435s.

 

Fórmula Regional Oriente Médio

A quinta e última rodada tripla do campeonato da Fórmula Regional marcou o retorno à Dubai e tinha a possibilidade de ter seu campeão definido já no sábado, devido a grande vantagem de Tuukka Taponen. Rafael Câmara, que chegou ao emirado na terceira posição do campeonato após a vitória e os bons resultados na última etapa em Abu Dhabi, não tem como alcançar o líder do campeonato. O outro brasileiro na disputa, Emerson Fittipaldi Jr., tem a última oportunidade de conquistar pontos no campeonato nas três corridas restantes.

 

 

O treino de classificação (programado para ser transmitido pelo site Motorsport.tv) estava marcado para o final da manhã do sábado (madrugada aqui no Brasil) e lá estava o colunista de plantão em frente ao computador. O site deixou todo mundo no vácuo, mas – felizmente – a transmissão veio pelo youtube com alguns minutos de atraso. A temperatura do asfalto – apesar do horário, era de apenas 22°C.

 

Nos primeiros minutos do treino os pilotos trabalharam para aquecer os pneus apropriadamente e com ... na pista, o tráfego seria um problema. Foi com 7 minutos para o fim que as voltas rápidas começaram a vir e em sua primeira passagem rápida, Rafael Câmara marcou 1m58.583s, com uma P6 provisória e Emmo Fittipaldi Jr. fez uma volta de 1m56,892 e tinha a P10 provisória a 2 minutos do final, mas os pilotos ainda fariam mais uma volta rápida antes do final e nessa segunda tentativa ninguém melhorou seus tempos e tínhamos os dois brasileiros no top10.

 

 

Todos voltaram aos boxes para colocar um novo jogo de pneus, trocar informações com seus engenheiros e partirem para a classificação de definição da corrida 3 (lembrando que a corrida 2 tem a inversão dos 10 primeiros da corrida 1 para definição do grid). Aberto os boxes os pilotos voltaram pra pista e foram aquecer os pneus. A transmissão deixou te mostrar os tempos de volta e pela narração ficamos com a informação que Rafael Câmara tinha marcado uma volta em 1m55,1s. Já no final o narrador informou que Emmo Fittipaldi Jr. estava na P18 provisória. O treino terminou sem que os tempos de volta fossem mostrados pela geradora das imagens. Rafael Câmara ficou apenas com a P13 e Emmo Fittipaldi Jr. com a P17.

 

Menos de três horas após o final dos treinos de classificação, os 29 pilotos voltaram à pista para a primeira das três corridas do final de semana com Rafael Câmara largando na P6 e Emmo Fittipaldi Jr. conseguindo sua melhor posição de classificação em treino, saindo da P10, ambos do lado “sujo” da reta dos boxes. O sol já estava baixo, mas ainda tínhamos luz natural para a corrida e como o asfalto não estava muito quente, isso não seria um problema para os pneus.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta, Rafael Câmara largou muito bem, assim como também largou bem Emmo Fittipaldi Jr. Câmara ganhou a P4, mas Emmo Fittipaldi Jr. acabou perdendo a P10 e caiu uma posição no fechamento da primeira volta. Bruno Del Pino, com a asa dianteira danificada segurava o pelotão atrás de sua P6 enquanto Rafael Câmara tentava alcançar Ugo Ugochukwu, que o empurrou pra fora da pista na primeira volta.

 

Del Pino foi caindo e Emmo Fittipaldi Jr. assumiu a P10 no final da terceira volta e tinha uma pequena folga para Enzo Peugeot. Rafael Câmara ia tirando a diferença para Ugo Ugochukwu buscando mais um pódio e tinha uma boa vantagem sobre James Wharton. Com 4 voltas, a corrida praticamente virou uma procissão. Mesmo tendo chegado em seu companheiro de equipe, Rafael Câmara não conseguia atacar pela P3. Emmo Fittipaldi Jr. não conseguia seguir Tas Inthra (abreviatura necessária pelo nome impronunciável) para tentar a P9, mas continuava a salvo de Enzo Peugeot que vinha brigando com Kenato Le.

 

 

Rafael Câmara parecia evitar o ataque sobre o companheiro de equipe e sim estava “empurrando-o”. Com isso, os dois iam chegando no P2, Zachary David. O brasileiro manteve essa estratégia até faltarem 4 minutos para o final da corrida. Emmo Fittipaldi Jr. parecia ter Enzo Peugeot sob controle com pouco mais de 1s de vantagem sobre o francês. Rafael Câmara mudou a estratégia nos minutos finais e tentou atacar Ugo Ugochukwu, mas não teve sucesso. Emmo Fittipaldi Jr. tirou boa parte da diferença para Tas Inthra, mas não conseguiu tomar a P9, mas com o resultado, finalmente marcou seu primeiro ponto no campeonato. Tuukka Taponen venceu a corrida e sagrou-se campeão antecipadamente.

 

Na manhã do domingo os pilotos voltaram à pista para a disputa da segunda corrida do final de semana. Emmo Fittipaldi Jr. estava largando na pole position com a inversão do grid da corrida 1 enquanto Rafael Câmara largava da P7 com o 4° lugar da corrida no sábado. Ainda não fazia calor e a temperatura do asfalto não seria um problema para os pilotos nesta corrida.

 

Após a volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta, Emmo Fittipaldi Jr. não largou bem e perdeu a primeira posição para Tas Inthra no final da reta. Rafael Câmara foi empurrado pra fora da pista por Ugo Ugochukwu. Uma batida múltipla na curva 4 provocou a entrada do safety car. Emmo Fittipaldi Jr. era o P2 e Rafael Câmara havia caído para a P13.

 

 

Na relargada, abrindo a volta 3 Emmo Fittipaldi Jr. manteve a sua P2 enquanto Rafael Câmara superava José Garfias e subia para a P12. Ele foi pra cima de Kanato Le, que empurrou o brasileiro pra fora da pista na entrada da reta. Mari Boya ganhou a P2 do brasileiro, que saiu mal da curva e ficou sob ataque de Taylor Barnard. Rafael Câmara superou Kanato Le e ganhou a P11.  A batida de Alexander Abkhazava bateram e provocou uma nova entrada do safety car.

 

A relargada demorou mais um pouco dessa vez e quando veio, a 11 minutos do final da prova, Emmo Fittipaldi Jr. segurou a P3 e Rafael Câmara a P11. Na reta oposta Taylor Barnard atacou e tomou a P3 do Brasileiro, que também foi superado por Brando Badoer, que empurrou o brasileiro pra fora da pista. Theo Nael Ganhou a P11 de Rafael Câmara, mas o brasileiro superou Enzo Peugeot. Com os pneus muito sujos, Emmo Fittipaldi Jr. caiu para a P8.

 

 

Nos minutos finais Zachary David tomou a P8 de Emmo Fittipaldi Jr. Brando Badoer rodou sozinho na penúltima volta e com isso ele recuperou a P8 e Rafael Câmara entrou no top10, posição na qual o brasileiro cruzou a linha de chagada. Contudo, foi punido em 5s por exceder limites de pista durante a corrida e com isso caiu para a P13. Emmo Fittipaldi voltou a pontuar terminando na P8.

 

Cerca de 5 horas depois os pilotos voltaram à pista para a corrida de encerramento da temporada. Rafael Câmara estava largando apenas na P13 enquanto Emmo Fittipaldi Jr. largava na P17. Após a volta de apresentação os pilotos realinharam no grid e, quando apagaram as luzes vermelhas para a largada e os 28 minutos +1 volta, Rafael Câmara largou bem enquanto Emmo Fittipaldi Jr. ficou no meio de uma confusão na curva 1 e precisou sair da pista para evitar um acidente.

 

 

Rafael Câmara fechou a primeira volta na P12 enquanto Emmo Fittipaldi Jr. era o P21. O safety car veio pra pista devido aos carros em posição perigosa e detritos na pista. Emmo Fittipaldi Jr. subiu para a P20 com o abandono de Nikhil Bohra e Rafael Câmara indo pra P11 por ter superado John Bennett antes das bandeiras amarelas. Na relargada, abrindo a volta 4, Rafael Câmara subiu pra P10 quando James Wharton empurrou Costa Toparis pra fora da pista na curva 1. Emmo Fittipaldi Jr. manteve a P20.

 

 

Tas Inthra e James Wharton levara a briga pela P9 pra fora da pista e Rafael Câmara aproveitou os pneus sujos dos dois e com isso subiu para a P9 e também superou Taylor Barnard para ganhar a P8. Com uma grande disputa pelas posições, o brasileiro ficou longe do pelotão da frente, mas a briga pela P5 o ajudava a reduzir a diferença. Emmo Fittipaldi Jr. superou Lui Ruigi e tomou a P19 a 10 minutos do fim da corrida.

 

 

Rafael Câmara chegou na briga pela P5 de Mari Boya, mas os pilotos desse pelotão tinham um ritmo de corrida muito semelhante e quem mais pressionava era justamente Rafael Câmara, pra cima de Bruno Del Pino. Emmo Fittipaldi Jr. não conseguia se aproximar de José Garfias, mas tinha Lui Ruigi sob controle. Taylor Barnard se aproximou perigosamente de Rafael Câmara nos 5 minutos finais e o brasileiro precisou defender muito a P8 até o fim da prova. Emmo Fittipaldi Jr. terminou na P19. Rafael Câmara terminou o campeonato na P3, com 128 pontos, duas vitórias e uma preocupação para o campeonato europeu chamada Tuukka Taponen. Emmo Fittipaldi Jr. terminou o campeonato na P20, com 5 pontos e vai disputar a Eurocup-3.

 

Fórmula Regional Oceania

A quinta e última rodada tripla do antigo Toyota Racing Series, renomeado Fórmula Regional Oceania, teve suas últimas três corridas disputadas no Highlands Motorsport Park, um circuito FIA 3 com algumas configurações de traçado. Era mais um circuito novo para Lucas Fecury que teve mais um final de semana bastante difícil.

 

 

Na primeira corrida, disputada no sábado, o brasileiro terminou apenas na P14, com 16 carros terminando a corrida. Na segunda corrida, disputada na manhã do domingo, Lucas Fecury terminou como 17° (último) colocado. A corrida de encerramento, no domingo à tarde, o brasileiro repetiu o resultado da primeira prova, terminando na P14. No campeonato, Lucas Fecury foi o 17° colocado com 93 pontos. Neste ano ele vai disputar a USF2000 nos Estados Unidos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.