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A Stock Car busca novas emoções para a temporada 2024 e vem aí a Turismo Nacional PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 19 February 2024 21:26

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana até era promissor com a NASCAR 500, onde meu camarada, Alexandre Gargamel, iria escrever um grande texto sobre a corrida, mas a chuva estragou o que ele teria de melhor para usar neste final de semana.

 

Enquanto isso, na República Sebastianista de Banânia (palavras do sábio Gargamel), D. Corleone e a “Camorra” passaram os últimos meses planejando formas de tornar o campeonato da categoria mais badalada do país, a Stock Car, mais atrativa... e eles estão tentando de tudo!

 

Copiando – com exagero – o modelo da Fórmula 1 (e de algumas categorias, até da Moto GP), decidiram mudar a forma das provas do campeonato. Agora vai ter “corrida Sprint” nos sábados, mas ao contrário do que faz a Fórmula 1 e a Moto GP, no caso da Stock Car vamos ter “corridas Sprint” nas 12 etapas do campeonato. Elas vão acontecer no sábado, terão os 30 minutos de uma corrida como acontecia nos últimos anos, com a obrigação de uma parada nos boxes e troca de 1 pneu. A corrida principal vai ter a duração de 50 minutos, com uma parada obrigatória e a troca de dois pneus nesta parada.

 

O formato da classificação para as duas corridas também vai ter suas peculiaridades: no sábado, a primeira parte do treino – o Q1 – teremos os pilotos divididos em dois grupos, entrando na pista separadamente, cada um com 16 carros. Destes, 10 pilotos de cada grupo – não vai ter listão geral como era até o ano passado – passarão para o “Q2”, onde os 20 irão juntos para a pista e os 8 primeiros seguirão para o “Q3”, definir o pole position e as 4 primeiras filas... da corrida do domingo! Com os tempos de todos definidos, o grid da “corrida Sprint” será formado por uma inversão dos 12 primeiros da corrida do domingo fazendo as 6 primeiras filas.

 

 

Também teremos mudança no sistema de pontuação: meio que copiando a NASCAR, serão atribuídos pontos aos 30 primeiros colocados nas duas provas, sendo que na corrida do domingo, a pontuação será “cerca de 30% maior” (vamos ter pontuação quebrada? Com quantas casas decimais no arredondamento? Isso o release não explica. Não era mais fácil colocar no final a tabela de pontuação? Mas pra que fazer as coisas do jeito fácil, né?). Também mudaram o número de descartes: diminuiu de 4 para 2.

 

No release que me foi encaminhado – mal escrito e cheio de lacunas – não há menção de abastecimento em nenhuma das duas corridas? Não vai ter? Aumentaram o tamanho dos tanques de combustível? Vai ter “estratégia de combustível” de uma corrida pra outra? Os carros vão ficar em “regime de parque fechado” entre as duas corridas? D. Corleone diz que as mudanças servirão pra aumentar a competição (deixando de falar que deve ser por conta dos horários da televisão) e nisso estaria incluída diminuição do tempo de atuação dos “push-nutella”... se com eles (no “tamanho normal” do ano passado) em algumas das pistas escolhidas, como o circuito de Track Day de Mogi-Guaçu, já era difícil levar vantagem, agora vai ser praticamente impossível.

 

 

Mas vamos ver o que vai acontecer. Eu juro pro D. Corleone, pro Midas, pro Tropeço, pro Chucky e pra todos que trabalham na categoria que eu estou torcendo pra dar certo.

 

E nesse próximo final de semana vamos ter carros na pista. A gourmetizada Turismo Nacional (com seus equipamentos padronizados e iguais para todos) vai pra pista em Goiânia no sabadão com uma corrida de endurance com três horas de duração. Essa será a primeira de duas corridas de longa duração (a segunda será em setembro, no Rio Grande do Sul, em autódromo a ser definido).

 

O grande incentivo da categoria – em mais uma ação de D. Corleone e sua trupe para atrair mais pilotos e inflar o grid – o campeão da classe A deste ano vai poder correr a temporada seguinte na Stock ex-Light com isenção das taxas de inscrição, pneus e locação do carro, desde que o piloto tenha até 35 anos de idade. Se o campeão tiver 36 anos ou mais, vai ganhar a isenção de inscrição, pneus e o Kit Audace – composto por motor e câmbio de competição – para a disputa da categoria no ano seguinte.

 

 

Como era de se esperar, em mais um release mal escrito pela assessoria de imprensa da VICAR, não esclareceram se nas corridas de endurance vai haver mais de um piloto por carro uma vez que as corridas. Mas assim como na Stock Car e na Stock ex-Light que também faz seu “canto da sereia” ou seria “dos cifrões”, que oferece 2,5 milhões para o campeão, estou torcendo pelo sucesso da categoria.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Neste último final de semana (não fosse a chuva) teríamos a abertura da temporada da NASCAR com a Daytona 500. A Bandeirantes tem os direitos de transmissão da corrida, contudo, ao invés de colocar a corrida no seu canal de TV por assinatura, escalou para o horário os jogos do emocionante e de altíssimo nível técnico do campeonato carioca de futebol.

- Não bastasse colocar às 16 horas o “clássico” Vasco x Botafogo, que também estava sendo transmitido na canal da TV aberta (faz todo o sentido passar a mesma coisa nos dois canais, não?), em seguida o canal por assinatura transmitiu o emocionante jogo Volta Redonda x Portuguesa... depois reclamam dos meus comentários.

- Aproveitando os jogos emocionantes que a Band transmite, poderia deixar por lá o Caprichoso, o Martelo e o Terrível... pra sempre!

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.