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Bortoleto faz pole, dá show e pontua bem. Fittipaldi sofreu na abertura da F2 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 03 March 2024 09:31

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a abertura da temporada da FIA Fórmula 2 em Sakhir, no Bahrain, com diversos componentes desafiadores para os 22 pilotos que estarão no grid.

 

Carros novos, cujo o projeto teve como objetivo aproximar o comportamento dos carros aos dos carros da Formula 1 e carros com os quais os pilotos tiveram muito poncho contato antes desta primeira etapa do ano, que terá um grid bem renovado, com 6 novatos na categoria.

 

Para nós, brasileiros, temos um desses novatos e um novato bastante promissor – Gabriel Bortoleto – que chega para uma equipe que venceu corridas nas últimas temporadas. Temos também Enzo Fittipaldi, também em uma equipe que venceu corridas, mas oscilava muito ao longo das temporadas. Com sua experiência na categoria e sua técnica incontestável, ele pode surpreender e brigar pelo campeonato.

 

Com as questões do calendário muçulmano, nesta semana – e na próxima – as atividades começaram um dia antes e na manhã da quinta-feira os pilotos tinham 45 minutos de treino livre para começarem suas preparações e, apesar do sol forte do meio dia e do asfalto abrasivo, foi todo mundo pra pista com pneus duros. Os pilotos deram algumas voltas e a maioria voltou aos boxes. Quem ficou deu várias voltas pra condicionar os pneus a fazer voltas rápidas.

 

 

Enzo Fittipaldi e Gabriel Bortoleto deram duas voltas e retornaram aos boxes. Ambos só voltaram pra pista com 15 minutos de treino passados. Depois de uma volta de aquecimento acima de 2 minutos, os brasileiros partiram para virar suas voltas mais rápidas Enzo Fittipaldi fez a primeira em 1m48,532s e Gabriel Bortoleto pisou fundo e fez a P4 provisória, com 1m46,164s. Na segunda volta rápida, Enzo Fittipaldi virou em 1m46,302, mas teve a volta cancelada por limites de pista. A segunda volta de Gabriel Bortoleto foi em 1m46,112s.

 

Depois de uma volta pra refrigerar os pneus Enzo Fittipaldi voltou a acelerar e fez uma volta em 1m45,945s, com a P6 provisória. Na sequência, Gabriel Bortoleto não melhorou seu tempo de volta. Faltando 15 minutos para o final do treino, Enzo Fittipaldi era o P7 e Gabriel Bortoleto era o P10. A maioria dos pilotos – brasileiros inclusive – voltaram para os boxes.

 

 

Enzo Fittipaldi voltou pra pista com 9 minutos para o final do treino com o mesmo jogo de pneus. Gabriel Bortoleto saiu dos boxes dois minutos depois, mas Enzo Fittipaldi não abriu volta rápida, retornando aos boxes, o mesmo fez Gabriel Bortoleto, que entrou para uma parada no ponto de treinamento de largada e sair novamente. Enzo Fittipaldi voltou pra pista com 4 minutos para o final e na volta lançada foi atrapalhado por Amauri Cordeel, que provocou uma bandeira amarela no setor 3. Gabriel Bortoleto virou em 1m45,968s. Terminado o treino, Enzo Fittipaldi ficou com a P9 e Gabriel Bortoleto com a P10, mas 9 décimos atrás do melhor tempo da sessão.

 

Quatro horas depois os pilotos retornaram à pista para o treino de classificação, com seus 30 minutos regulares. Abertos os boxes foi todo mundo pra pista e como fui obrigado a assistir no VT, não acompanhei diretamente o live timing. Todo mundo saiu de pneus macios e com a temperatura do asfalto pouco acima dos 20°C, mas os pilotos não saíram todos ao mesmo tempo. Enzo Fittipaldi saiu logo. Gabriel Bortoleto esperou os primeiros fazerem meia volta pra sair.

 

 

Depois de uma volta pra aquecer os pneus os pilotos partiram pra volta rápida e Enzo Fittipaldi – Usando o capacete com as cores do tio-avô, Wilson Fittipaldi Jr. fez 1m42743s. Gabriel Bortoleto virou 1m43,006s. Nessa altura Enzo Fittipaldi era o P2 e Gabriel Bortoleto o P5. Os pilotos deram uma volta de refresco e fizeram uma segunda volta rápida com o primeiro jogo de pneus. Enzo Fittipaldi abortou a volta e foi para os pits. Gabriel Bortoleto fez o mesmo.

 

Quase todos nos boxes, menos os pilotos da Campos Racing. Quem foi para os boxes trocou os pneus, conversou com os engenheiros, foram no ajuste fino, e quando saíram para a pista pra correr atrás da Campos, que fizeram 1-2 com a pista livre. Enzo Fittipaldi era o P5 e Gabriel Bortoleto o P8. Eram 10 minutos pro fim e Enzo Fittipaldi puxava a fila. Gabriel Bortoleto segurou um pouco sua saída.

 

 

Depois de duas voltas de aquecimento, Enzo Fittipaldi marcou 1m42,070s, mas foi sendo superado por quem vinha na sequência. Gabriel Bortoleto fez 1m41,915s. Enzo Fittipaldi era o P8 nessa altura e ainda vinham os dois carros da Campos Racing. Faltavam 3 minutos de treino e dava tempo para fazer mais uma volta, mas quem tentou não conseguiu melhorar. Gabriel Bortoleto estreando com uma P2 pra corrida principal. Enzo Fittipaldi manteve a P8 com os 10 primeiros separados por menos de 6 décimos e 16 pilotos no mesmo segundo. Após o treino foi anunciada a desclassificação de Kush Maini, o pole, por irregularidade na altura do carro. Com isso, Gabriel Bortoleto passou a ser o pole position e Enzo Fittipaldi o P7.

 

No final da tarde da sexta-feira era chegada a hora da primeira corrida da temporada 2024 da FIA Fórmula 2. A corrida Sprint acontecia no final da tarde, como foi o treino classificatório e com o grid invertido das 10 primeiras posições, Enzo Fittipaldi largava na P4, no lado sujo da pista para as 23 voltas programadas e Gabriel Bortoleto na P10, também do mesmo lado. Devido ao asfalto abrasivo do autódromo de Sakhir, o normal seria fazer a corrida com os pneus duros, mas teve piloto largando de pneus macios. Enzo Fittipaldi foi um deles. Gabriel Bortoleto largou com pneus duros.

 

 

Depois da volta de apresentação, os pilotos realinharam no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 23 voltas, Enzo Fittipaldi largou mal, mas recuperou a P4 na curva 1. Gabriel Bortoleto largou bem, mesmo atrapalhado por Ritomo Miyata, brigou muito e subiu para a P9. Assim eles fecharam a primeira volta. Taylor Barnard tomou a P9 do Brasileiro que recuperou a posição pouco antes do acionamento do virtual safety car pelo problema com Rafael Villagomez. Bandeira verde ainda na volta 3 e Taylor Barnard voltou a passar por Gabriel Bortoleto. Zane Maloney tomou a P4 de Enzo Fittipaldi.

 

Na volta 5, Enzo Fittipaldi tomou a P4 de Zak O’Sullivan. Os 4 primeiros estavam de pneus macios. Gabriel Bortoleto estava a menos de 1s de Taylor Barnard, mas cometeu um erro e perdeu a P10 para Dennis Hauger. Izack Hadjar vinha atacando forte e tomou a P4 de Enzo Fittipaldi, ambos de pneus macios. Gabriel Bortoleto vinha sendo atacado por Franco Colapinto. Dennis Hauger passou Taylor Barnard e Gabriel Bortoleto, que se aproximou muito  do inglês e não demorou a recuperar a P10 na 10ª volta, mas estava a 2,1s de Dennis Hauger.

 

 

Paul Arron estava se aproximando rápido de Enzo Fittipaldi, que precisava poupar seus pneus macios, mas Aron também tinha pneus macios. O brasileiro não brigou e caiu para a P6. Na volta seguinte Josep Maria Marti fez a mesma manobra e Fittipaldi caiu para a P7. Gabriel Bortoleto começava a se aproximar de Zak O’Sullivan. Faltando 10 voltas para o final, seria a hora de quem estava com pneus macios começar a perder tempo?

 

Dennis Hauger colou em Enzo Fittipaldi e não demorou pra superar o Brasileiro que já era atacado por Zak O’Sullivan, que de pneus duros passou por ele, que caiu pra P9. Gabriel Bortoleto chegou e passou por Enzo Fittipaldi e Ritomo Miyata foi junto. Com voltas muito lentas parecia haver algum problema com o carro de Enzo Fittipaldi além dos pneus. Ritomo Miyata tomou a P9 de Gabriel Bortoleto. Faltando 6 voltas para o fim, os pneus macios começavam a dar o sinal de desgaste, mas os pilotos que largaram de pneus duros não vinham virando muito mais rápido.

 

 

Enzo Fittipaldi ia despencando na classificação. Faltando 5 voltas era o P13 e sem pneus, ele foi para os boxes. Ritomo Miyata e Gabriel Bortoleto chegaram em Zak O’Sullivan. Enzo Fittipaldi saiu dos boxes na P19 com a corrida completamente destruída. Faltando 3 voltas para o final, Gabriel Bortoleto deu o troco em Ritomo Miyata e recuperou a P9. Na volta seguinte, foi pra cima e passou também Victor Martins, subindo pra P7 e foi com tudo pra cima de Dennis Hauger na penúltima volta. Abrindo a última volta ele ganhou a P6 e chegou tirar toda a diferença para Paul Aron, fechando a corrida colado no piloto estoniano. Enzo Fittipaldi terminou na P17 e mesmo com a melhor volta no final, deu tudo errado pra ele.

 

No início da tarde do sábado, com sol alto, calor e asfalto quente, os pilotos da FIA Fórmula 2 vieram pra pista encarar as 32 voltas da corrida longa com Gabriel Bortoleto largando na pole position e Enzo Fittipaldi largando na P7. Com a parada obrigatória e tendo que usar os dois tipos de pneus, a estratégia poderia ser a chave do sucesso – ou fracasso – na corrida que dá mais pontos. Os dois brasileiros largaram de pneus duros.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram o grid e, apagadas as luzes vermelhas, Gabriel Bortoleto largou mal, caiu pra P3 e tocou na traseira de Isack Hadjar, que rodou na curva e ficou parado. Bortoleto quebrou a ponta da asa tocado por Zak O’Sullivan, mas o pior ficou pra Enzo Fittipaldi, que largou mal e achou o carro do francês parado na sua frente. O safety car foi pra pista. Gabriel Bortoleto caiu para a P4 e tomou 10s de punição pelo toque em Izack Hadjar.

 

A relargada veio na abertura da volta 5 e Gabriel Bortoleto foi superado por Josep Maria Marti, caindo pra P5. Em seguida, Dennis Hauger e Jak Crawford passaram o brasileiro. Os pneus macios davam uma grande vantagem no início da corrida. A ponta da asa quebrada não parecia estar atrapalhando demais o brasileiro, que atacava Dennis Hauger (ambos de pneus duros) na volta 8 e na volta seguinte o brasileiro tomou a P5.

 

 

O primeiro carro a ir para os pits pra parada obrigatória na abertura da volta 11. Gabriel Bortoleto foi se aproximando de Jak Crawford e deixou longe Dennis Hauger. Na sequência das voltas mais carros foram parando e Gabriel Bortoleto era o P4 na volta 16, a metade da corrida, e como a distância ia diminuindo, Jak Crawford foi para os pits, dando a P3 pra o Brasileiro, que tinha 8s para Joesp Maria Marti, mas tinha 6s de vantagem pra Franco Colapinto.

 

Victor Martins parou em local perigoso e Gabriel Bortoleto foi para os boxes evitar o safety car, que demorou para a entrar e não deu a vantagem correta para o brasileiro, que caiu pra P12. A relargada veio na abertura da volta 22 e o brasileiro teria 10 voltas com pneus macios pra tentar ganhar posições e ele já foi pra cima de Kush Maini. Gabriel Bortoleto passou o indiano por fora da pista e devolveu a posição. Na volta seguinte, o brasileiro superou Ritomo Miyata e Oliver Bearman pra chegar na P10 e voltar a atacar o companheiro de equipe.

 

 

Gabriel Bortoleto passou Verschoor e colou em Kush Maini já na P9 e ambos colados em Kimi Antonelli. Os dois passaram o italiano e Gabriel Bortoleto era o P8 na volta 26. Eles estavam 3s atrás de Franco Colapinto, mas foram tirando a diferença. A briga de Dennis Hauger e Franco Colapinto ajudava os pilotos da Invicta e isso virava briga pela P5. Gabriel Bortoleto passou Kush Maini a 3 voltas do fim e foi pra cima de Dennis Hauger e na volta seguinte já tomou a P6 do norueguês.

 

A desvantagem que o brasileiro tinha para Franco Colapinto era de 1,3s faltando uma volta e meia, com ambos chegando em Zak O’Sullivan. Bortoleto passou Colapinto na última volta e foi pra cima de O’Sullivan na metade final da volta, mas ficou por 68 milésimos da P4. Após a corrida, colocaram uma investigação sobre Gabriel Bortoleto por uma suposta forçada sobre Dennis Hauger pra fora da pista (que não houve). Gabriel Bortoleto saí do Bahrain na P4 com 15 pontos. Enzo Fittipaldi e a Van Amersfoort Racing vai ter muito trabalho.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 

 

 

 

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