Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Nesse final de semana não tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial. Como me comprometi na semana anterior, para evitar um megatextão que ninguém ia ter paciência pra ler – principalmente as editoras do site – deixei para este final de semana sem corridas ao vivo o resgate das outras categorias que correram em St. Petersburgo na semana passada: a Indy PRO2000 e a Indy NXT, com a participação dos brasileiros Nicholas Monteiro e Caio Collet. PRO2000 Na sexta-feira pela manhã tivemos um treino livre para os 22 pilotos inscritos para esta etapa de abertura. A DEForce Racing, que sempre costumou dar a seus pilotos carros competitivos, pareceu não ter encontrado o melhor acerto. Nicholas Monteiro foi apenas o P16, uma posição abaixo de um dos companheiros de equipe e duas à frente do outro piloto do time, todos a mais de 1s do P1. Três horas depois, na classificação, apenas uma pequena melhora de um dos pilotos, mas Nicholas Monteiro ficou com a P19, 1,391s atrás do tempo do pole position. A primeira corrida aconteceu no final da manhã do sábado, com muito sol e pista muito quente. Após uma volta para aquecimento dos pneus os pilotos alinharam lado a lado e o posto de sinalização na reta dos pits abortou a largada por terem vários carros desalinhados no final do grid. Mais uma volta, com o tempo de prova correndo e desta vez foi agitada a bandeira verde. Nicholas Monteiro foi espremido no lado interno da curva 1 evitou uma batida, caindo para a P20. Mas já tivemos confusão e a entrada do safety car ao final da primeira volta. Nicholas Monteiro herdou duas posições e subiu para a P18. Após uma volta foi dada bandeira vermelha. 20 minutos depois os carros voltaram em ritmo de bandeira amarela e a bandeira verde veio no final de uma volta, a 5ª de 25. Nicholas Monteiro largou bem e manteve sua posição. Na volta 7 ele subiu para a P17 com os problemas de Tyke Durst. Um enrosco com Jece Denmark, Adam Fitzgerald e Avery Towns ajudaram m brasileiro a subir para a P14 na volta 10. Nicholas Monteiro não conseguia se aproximar de Baptiste e tinha uma boa vantagem sobre Avery Towns quando o safety car veio pra pista na volta 12 com um carro espetado na barreira de pneus da curva 8. A relargada veio na volta 18 e Nicholas Monteiro manteve sua posição, mas uma nova batida na curva 5 e o safety car voltou pra pista. Nicholas Monteiro ia subindo posições e era o P12. A relargada veio na volta 21 e provavelmente a corrida terminaria por tempo e não pelo número de voltas, e assim o foi. Jorge Garciarce passou por Nicholas Monteiro, mas Ricardo Escotto aprontou novamente como no ano passado. E o brasileiro recuperou a P12. A corrida terminou em bandeira amarela. O grid para a corrida 2 foi montado com os melhores tempos de volta obtidos na corrida 1 e com isso Nicholas Monteiro largava novamente na P19 na manhã do domingo, desta vez com o sol ainda baixo e o asfalto ainda não tão quente. Por isso foram duas voltas de apresentação antes de termos a bandeira verde. Nicholas Monteiro largou mal, foi empurrado para fora do trilho na curva 1 e caiu para a última posição. Depois de limpar os pneus o brasileiro encostou no pelotão e procurou recuperar as posições perdidas após estar na P21. Na volta 6 Nicholas Monteiro superou Tyke Durst pra ganhar a P20, mas na volta seguinte, com batido na curva 10, o brasileiro usou a área de escape para não bater no carro acidentado de Shawn Rashid e voltou para a última posição antes da entrada do safety car. Ethan Ho bateu em Rashid e ambos abandonaram a prova. Nicholas Monteiro era o P18 com mais este problema depois que Hunter Yeany foi aos pits trocar o bico do carro. A corrida foi retomada na volta 11 e Nicholas Monteiro manteve a sua posição na largada, mas não demorou a ser superado por Hunter Yeany. O brasileiro subiu para a P17 com o ritmo lento de Tyke Durst e após superar Avery Towns, mas estava a 1,5s de Hunter Yeany e virando mais lento que ele. Tivemos mais uma bandeira amarela e entrada do safety car na volta 17, agrupando o pelotão. A relargada veio na volta 19 e Nicholas Monteiro continuou na P17. O brasileiro veio no mesmo ritmo do pelotão nas voltas finais e aproveitou o enrosco de Nicolas Baptiste e Ricardo Escotto (sempre ele), para subir para P15 e terminar a corrida nesta posição. O nosso representante saiu de St. Petersburgo na P14 do campeonato com 15 pontos. A próxima etapa será no NOLA Motorsports Park, com uma rodada tripla. Indy NXT Apesar do anúncio de que a Indy NXT seria transmitida para o Brasil pelo youtube, isso não ficou registrado no banco de vídeos do portal de vídeos. Busquei as imagens da corrida no site da categoria, mas as mesmas não estão liberadas para o Brasil. Assim, vamos ter que nos contentar com uma report bem resumido do que o brasileiro fez em sua etapa de abertura do campeonato. Tivemos duas sessões de treinos livres na sexta-feira. Na primeira, Caio Collet marcou o 3° melhor tempo, meio segundo mais lento que o P1. Na segunda sessão, o brasileiro conseguiu o segundo melhor tempo, ficando separado do 1° por 120 milésimos de segundo. A classificação, no dia seguinte, teve o grid dividido em dois grupos. Caio Collet ficou no grupo 1 e ficou com o quarto tempo do seu grupo, com 31 centésimos de diferença para o tempo mais rápido, mas o suficiente para jogá-lo para a P7. Na sua melhor tentativa, ele escapou do traçado e raspou o muro, perdendo a melhor volta. A corrida no domingo teve um céu limpo e um asfalto quente para os pilotos encararem as 45 voltas. Após uma volta para aquecimento dos pneus e a largada foi autorizada com a bandeira verde. Caio Collet largou bem e tomou logo a P6 e na quinta volta já ocupava a 5ª posição. O brasileiro da HMD Motorsport pressionava Myles Rowe em busca do quarto lugar em uma batalha dura com seu companheiro de equipe. Após 20 voltas completadas Collet, seguia pressionando o quarto colocado, mas começava a ser ameaçado por Michael D`Orlando. Com mais ritmo, Caio Collet conseguiu uma vantagem confortável para Michael D’Orlando, mas não conseguia um ponto para atacar Myles Rowe que mesmo tendo um ritmo mais lento que o do brasileiro, que na tentativa de buscar a 4ª posição ele escapou da pista antes da última curva do circuito, rodou e foi parar na caixa de brita, por pouco não jogando a corrida fora. Conseguindo voltar pra pista na P12, depois de limpar os pneus teve a sorte de ver Jack Miller bater no muro e provocar a entrada do safety car na volta 33, o que agrupou o pelotão. A relargada veio na volta 36 e Caio Collet largou bem, ganhando a P9. Ainda nesta volta tivemos o retorno do safety car pra pista, mas o carro de Josh Mason ficou numa área de escape foi logo removido e a relargada veio na volta 39. Em outra boa relargada, Caio Collet manteve sua posição e na volta seguinte superou Salvador De Alba pra ganhar a P8. Ele tinha novamente o campeão da PRO2000, Myles Rowe à sua frente e desta vez o norte americano não conseguiu segurá-lo. O brasileiro colou em Jonathan Browne, mas não conseguiu avançar para a P6. Com o resultado, marcou 26 pontos. A próxima corrida acontecerá em Barber, no final de abril. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |