Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Road to Indy faz rodada tripla para USF Jr, USF2000 e PRO2000 no NOLA PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 07 April 2024 20:20

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos muitas corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira na categoria mais importantes de monopostos do automobilismo norte americano.

 

O NOLA, na Louisiana, uma pista relativamente nova e com 2,74 milhas de extensão (4.409 metros) recebeu a primeira rodada tripla de três categorias do programa Road to Indy, com a USF Juniors, USF2000 e PRO2000, tendo brasileiros em todas elas. Na USF Juniors temos na DEForce Racing Vinícius Tessaro e Bruno Ribeiro. Na Exclusive Autosport, João Vergara e na Zanella Racing, Leonardo Escorpioni. Na USF2000 temos Nicolas Giaffone e Lucas Fecury na DEForce Racing e na USF2000, também na DEForce Racing, Nicholas Monteiro.

 

USF Juniors

A categoria de entrada abriu a temporada com 27 inscritos e isso precisou dividir o classificatório em 2 grupos. Depois de 3 sessões de treinos livres na sexta-feira e um treino preparatório 26 pilotos formaram os dois grupos para o treino de classificação. No grupo 1, Vinícius Tessaro ficou com a P2. No grupo 2 ficaram os outros três brasileiros. Bruno Ribeiro foi o P3Leonardo Escorpioni o P4 e João Vergara o P8.

 

Na corrida 1, na tarde do sábado, a primeira do programa do dia, não teve sua transmissão feita pelo canal oficial. Uma pena, pois os brasileiros mandaram muito bem com Vinícius Tessaro ficando na P4, apenas 57 milésimos do pódio. Leonardo Escorpioni foi o P8, João Vergara o P10 e Bruno Ribeiro o P11, todos fazendo boas corridas de estreia na categoria.

 

 

Na corrida 2, disputada na manhã do domingo, os brasileiros não foram tão bem como no dia anterior. O melhor brasileiro classificado foi Bruno Ribeiro, que terminou na P8. Vinícius Tessaro foi o P11, Leonardo Escorpioni o P14 e João Vergara o P24. Na corrida de encerramento da rodada tripla, na parte da tarde, Vinícius Tessaro ficou numa boa P5, Leonardo Escorpioni ficou com a P8, logo à frente de Bruno Ribeiro. João Vergara foi o P13. Ao final desta etapa de abertura, Vinícius Tessaro era o P5 com 46 pontos, Bruno Ribeiro o P7 com 35, Leonardo Escorpioni o P9 com 33, e João Vergara o P16 com 20 pontos. A próxima rodada será no final do mês no Barber Motorsports, no Alabama.

 

USF2000

A categoria de veio para a segunda etapa da temporada com 20 inscritos. Na sexta-feira foram feitas 3 sessões de treinos livres e um treino preparatório antes do treino de classificação que definiria as posições de largada para a corrida 1 (a categoria usa o melhor tempo de volta na corrida para definir o grid da corrida seguinte) e foi apenas no treino preparatório que Nicolas Giaffone conseguiu uma colocação razoável, com a P6, enquanto Lucas Fecury era o P12. No treino classificatório, Nicolas Giaffone foi o melhor dos novatos, ficando com a P4 enquanto Lucas Fecury ficou apenas na P15.

 

 

A corrida no sábado teve sua transmissão pelo youtube e depois de uma volta de aquecimento dos pneus os pilotos aninharam dois a dois e tivemos a bandeira verde. Nicolas Giaffone acabou caindo para a P5 na largada e na reta oposta caiu para a P6. Lucas Fecury segurou a P15, mas caiu para a P16 antes do final da volta 1 das 15 programadas. Nicolas Giaffone vinha lutando pra se recuperar, mas levou a pior na briga pela P5 e caiu pra P7 no meio da volta 2 e foi pra P8 na abertura da volta 3. Lucas Fecury continuava na P16.

 

 

Nicolas Giaffone estava ficando distante de Elliot Cox e era atacado por Michael Costello, mas ganhou a posição de Thomas Schrage, que escapou da pista e atrapalhou Michael Costelo. Lucas Fecury também ganhou uma posição, indo pra P15. E na sequência, superou Michael Costello subindo pra P14. Schwartz apertava Nicolas Giaffone pela P7 na volta 8 e o brasileiro estava 1s atrás do P6. Lucas Fecury tomou a P13 de Brady Golan na volta 9 enquanto Giaffone e Hudson Schwartz chegavam em Max Taylor e Elliot Cox, na briga pela P5 na volta 10. Na tentativa de ganhar a P6, o brasileiro quase perdeu a P7 na volta 13, quando Lucas Fecury abandonou a corrida. Na volta 14, Nicolas Giaffone forçou a passagem, os dois se tocaram e Elliot Cox levou a pior, mas Hudson Schwartz ficou no lucro passando os dois. Nicolas Giaffone cruzou na P7, mas foi punido pela batida em Elliot Cox, caindo para a P14.

 

A corrida 2 da rodada tripla aconteceu na manhã do domingo e Nicolas Giaffone estava largando na P9, precisando de uma corrida de recuperação. Lucas Fecury largava na P15 e tinha uma tarefa difícil pela frente. Após a volta de apresentação para aquecimento dos pneus tivemos a bandeira verde para 15 voltas de prova. Nicolas Giaffone não largou bem e caiu pra P10. Já Lucas Fecury, largou muito bem e subiu pra P11, mas se enrolou durante a primeira volta e caiu pra P15. Nicolas Giaffone foi superado por Michael Costello e caiu pra P11 antes de fecharem a volta inicial.

 

 

Na volta 3 enquanto Lucas Fecury caia para a P16, Nicolas Giaffone foi pra briga buscando se recuperar. Na volta 6 dois dos líderes rodaram na curva 4 (óleo?) e Nicolas Giaffone agradeceu, subindo pra P9 assim como Lucas Fecury, que foi pra P14. Na volta 8 tivemos uma bandeira amarela pela parada de Carson Etter em local perigoso, o que agrupou o pelotão. Apesar de não ser um resgate complicado, os fiscais de pista levaram 3 voltas para liberar a pista.

 

 

A relargada veio na volta 11 e Nicolas Giaffone foi para o ataque, ganhando três posições antes de uma nova bandeira amarela por detritos na curva de entrada da reta dos pits. Lucas Fecury também relargou muito bem e subiu pra P10. A relargada veio na abertura da volta 13 e Nicolas Giaffone manteve a P6 enquanto Lucas Fecury caia pra P11, mas se recuperou sobre Michael Costello e voltou pra P10. Na última volta, Nicolas Giaffone não segurou a pressão e foi superado por Max Taylor e Nico Christodoulou, mas beneficiado com a punição pra Joey Brienza, ficou na P7. Lucas Fecury ficou com a P9.

 

No final da tarde tivemos a terceira prova da USF 2000, encerrando a etapa no NOLA, com Nicolas Giaffone largando na P10 e Lucas Fecury na P12 para as 15 voltas programadas. Após a volta de apresentação e com os carros alinhados dois a dois tivemos a bandeira verde. Os brasileiros ganharam uma posição cada na largada, mas no complemento da primeira volta Nicolas Giaffone foi para os pits e Lucas Fecury despencou para a P18.

 

 

Na volta 3 a corrida acabou para Lucas Fecury, que se envolveu em um acidente na curva 3 e provocou uma bandeira amarela na corrida. Nicolas Giaffone voltou pra pista com três voltas de atraso e usou a corrida para acumular milhagem com o carro da categoria. Ao final da rodada tripla no NOLA, Nicolas Giaffone era o P15 no campeonato, com 36 pontos e Lucas Fecury o P19 com 25. A próxima etapa será em uma rodada dupla no circuito misto de Indianápolis, no segundo final de semana de maio.

 

PRO2000

A categoria de veio para a segunda etapa da temporada com 20 inscritos. Na sexta-feira foram feitas 3 sessões de treinos livres e um treino preparatório antes do treino de classificação que definiria as posições de largada para a corrida 1 (a categoria usa o melhor tempo de volta na corrida para definir o grid da corrida seguinte) e Nicholas Monteiro ficou com a P9, a P13 e a P10, respectivamente. No treino preparatório, Nicholas Monteiro conseguiu uma posição melhor, ficando com a P7. A categoria teve dois treinos classificatórios no primeiro, Nicholas monteiro repetiu a P7, mas no segundo, que era a definição do grid da corrida 1, o brasileiro ficou apenas na P15.

 

 

A corrida aconteceu na sequência da USF2000 e depois de uma volta de aquecimento dos pneus os pilotos aninharam dois a dois e tivemos a bandeira verde para as 18 voltas programadas. Nicholas Monteiro não largou bem, evitando toques nas primeiras curvas, mas na sequência, acabou se recuperando e fechou a primeira volta na P14. Na volta 3 Ethan Ho tocou o muro e mesmo ficando na grama, bem longe da pista, tivemos a bandeira amarela.

 

A relargada veio na abertura da volta 6 e Nicholas Monteiro largou bem e fez uma ótima volta, subindo para a P12. Apesar de ter se afastado dos carros que o seguiam, Nicholas Monteiro perdeu contato com o pelotão à sua frente, mas como a briga estava grande do P6 ao P11, ele conseguiu se aproximar novamente, só que o pelotão atrás dele também foi chegando. Na volta 10 tivemos outra bandeira amarela com Lochie Hughes parado em local perigoso. Nicholas Monteiro subiu pra P11.

 

 

O resgate foi rápido e a relargada veio em uma volta e meia. Nicholas Monteiro veio batendo rodas nessa primeira volta e ele acabou perdendo uma posição, voltando pra P12. O que era ruim ficou pior com um acidente triplo envolvendo o piloto brasileiro faltando 5 voltas para o final. Nicholas Monteiro, David Morales e Adam Fitzgerald foram parar na grama e a corrida dos três terminava ali. O brasileiro ainda foi classificado na P16.

 

Em sequência à corrida da USF 2000 na manhã do domingo, tivemos a segunda prova da PRO 2000, programada para 18 voltas, com Nicholas Monteiro largando na P15. O brasileiro foi cauteloso, evitando toques nas primeiras curvas e manteve sua posição na primeira volta. Na abertura da volta 3 tivemos uma bandeira amarela com Danny Dyszelski parado na curva 4. O resgate consumiu duas voltas e na relargada Nicholas Monteiro brigou muito pra se manter na P15, mas acabou cedendo e caiu pra P18.  

 

 

Na volta 10 o brasileiro conseguiu recuperar uma posição, superando Tyke Durst que em seguida foi para os pits. O brasileiro não estava bem na prova e não conseguia se aproximar dos pilotos à sua frente para tentar ganhar posições, mas um erro de Braden Eves elevou Nicholas Monteiro a P16. Foi graças ao problema com Lochie Hughes que o nosso representante subiu para a P15, onde terminou a prova.

 

Encerrando a maratona de corridas no NOLA tivemos a terceira corrida da PRO2000 com Nicholas Monteiro largando na P17. Após a volta de apresentação os pilotos alinharam lado a lado e receberam a bandeira verde para as 18 voltas programadas. Os pilotos estavam mais nervosos nessa corrida e tivemos disputas sinistras na primeira volta. O brasileiro segurou a onda e acabou caindo pra P20, mas foi buscando recuperação já na volta 2.

 

 

Nosso representante ganhou duas posições na volta 2 e fechou a volta 3 na P17. Infelizmente a recuperação de Nicholas Monteiro acabou por aí. O brasileiro chegou a ocupara P16, mas depois de uma disputa mais quente na volta 5, levou a pior e despencou para a P19, precisando de meia corrida para encostar novamente no pelotão e superar Tyke Durst e Logan Adams para terminar na P17. Ao final da etapa, Nicholas monteiro era o P18 no campeonato com 30 pontos. A próxima etapa será outra rodada tripla, no circuito misto de Indianápolis, no segundo final de semana de maio.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.