Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Fiorentino, Trappa e Comparatto venceram na etapa de Interlagos na F4 Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 23 April 2024 11:01

Salve Nobres leitores,

 

Depois de boas corridas na abertura da temporada no Velocittà, tivemos a segunda etapa da temporada em Interlagos, no evento de comemoração dos 45 anos da Stock Car no Brasil, evento da VICAR que tem em sua programação as etapas da categoria de monopostos com chancela da Federação Internacional de Automobilismo.

 

Esta etapa teve uma ausência sentida: o então líder do campeonato, Álvaro Cho não participou. Nosso enviado ao Autódromo Internacional José Carlos Pace procurou a direção da categoria, a cargo do ex-campeão mundial de kart, Gastão Fráguas, para entender o motivo da ausência, mas o dirigente disse não ter um motivo ofical por part do piloto ou de seus patrocinadores. Nesta etapa, em seu lugar, tivemos a participação do piloto Filippo Fiorentino, que este ano vai disputar os campeonatos da Fórmula 4 na Itália e na Espanha pela equipe Cram Racing. Quanto ao campeonato no Brasil, o piloto disse que não sabe se fará outras etapas.

 

 

Um momento muito importante que antecedeu a etapa foi a participação do ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, que não apenas conversou com os pilotos que participariam das três corridas programadas para o final de semana. Ele colocou o macacão e o capacete e foi pra pista com um carro da categoria. Há muitos anos sem andar em um monoposto, o ex-piloto da Sauber, Ferrari e Williams acelerou pra valer e, se tivesse sido levado em conta seu melhor tempo de volta em comparação com os obtidos no treino de classificação, teria ficado com a P5.

 

Falando sobre o treino oficial de classificação, que define as posições de largada das corridas 1 e 3 (a corrida 2, que é mais curta e atribui menos pontos aos pilotos, tem sua definição pela inversão dos 8 primeiros colocados na corrida 1), em um treino disputadíssimo onde os três primeiros – Rafaela Ferreira, Matheus Comparatto e Filippo Fiorentino – ficaram separados por apenas 61 milésimos de segundo em suas melhores voltas.

 

Corrida 1

Disputada na manhã do sábado, com Rafaela Ferreira na pole position e com 11 carros no grid, quando foram apagadas as luzes vermelhas após da volta de apresentação, Filippo Fiorentino fez uma grande largada, surpreendendo os dois que estavam na primeira fila e tomando a ponta antes mesmo da freada para o S do Senna. Largando na parte de dentro, mesmo menos emborrachada, Matheus Comparatto conseguiu se posicionar melhor que Rafaela Ferreira na primeira perna, mas a pole position se recuperou na segunda perna do S e segurou a P2, deixando Comparatto na P3.

 

 

Guilherme Favarete e João Pedro Sousa Ficaram parados no grid. O segundo conseguiu largar por conta própria, mas Favarete ficou parado na reta dos boxes, precisando do socorro e o diretor de prova acionou a bandeira amarela em todo circuito para a entrada do Safety Car, mas deixou a disputa rolar até o mergulho. Foi só uma volta de Safety Car e tivemos bandeira verde. Filippo Fiorentino largou bem e abriu uma pequena vantagem, mas um toque de João Pedro Sousa com quebra da sua suspensão traseira e ida para a brita trouxe de volta o Safety Car sem sequer completarmos a volta. Mais uma vez um rápido resgate e na relargada Filippo Fiorentino relargou bem novamente e mais atrás, Lucca Zucchini tomou a P3 de Matheus Comparatto. A melhor briga do “verdadeiro início” da corrida, Genaro Trappa e Rogério Grotta faziam a melhor disputa da prova enquanto, na frente, Rafaela Ferreira perseguia de perto Filippo Fiorentino, já abrindo um pouco de Lucca Zucchini. A piloto foi para o ataque sobre o líder nos últimos 10 minutos de corrida, forçando Filippo Fiorentino a tomar um traçado defensivo em alguns momentos, o que foi suficiente para que o estreante conquistasse a vitória, com Rafaela Ferreira – ambos da TMG Racing – na P2 e Lucca Zucchini completando o pódio.

Corrida 2

Disputada no final da tarde do sábado, a corrida 2 teve como pole position do grid invertido era de Ciro Sobral. Na largada, após a volta de apresentação, Genaro Trappa, que estava por dentro na primeira fila, largou melhor e assumiu a liderança. Ciro Sobral foi atacado por fora na freada para o S do Senna por Matheus Comparatto que largou muito bem e também superou Ciro sobral, que tentou retomar a P2 no final da reta oposta, mas já tinha que se defender de Rogério Grotta, que conseguiu a ultrapassagem por fora no S do Senna abrindo a segunda volta.

 

 

Na volta 4 Lucca Zucchini se defendeu do ataque de Rafaela Ferreira, mas no final do S do Senna ele perdeu o controle, rodou e bateu na curva do sol, provocando a entrada do Safety Car e colocaram Rafaela Ferreira sob investigação. Na relargada os primeiros abriram da briga pela P4 com Ciro Sobral, Filippo Fiorentino, Ethan Nobels e Rafaela Ferreira. Matheus Comparatto tirou a diferença e superou Rogério Grotta pela P2, mas não escapou e Filippo Fiorentino chegou pra briga pela P2, permitindo que o argentino Genaro Trappa escapasse na frente. Logo Ethan Nobels e Rafaela Ferreira chegaram pra briga. A briga foi boa, mas as três primeiras posições de mantiveram, com Genaro Trappa levando a bandeira argentina para o alto do pódio, com Matheus Comparatto e Rogério Grotta. Rafaela Ferreira tomou 5s de punição por forçar Ethan Nobels pra fora da pista na saída do S do Senna quando superou-o. Lucca Zucchini também foi punido por uma ação contra Filippo Fiorentino antes de rodar e abandonar.

Corrida 3

 

 

Na última atividade da programação na pista, a corrida 3 teve novamente Rafaela Ferreira na pole position e Matheus Comparatto, ao seu lado, fariam a corrida pra decidir quem sairia de Interlagos na liderança do campeonato. Com a largada após a volta de apresentação, mais uma vez Rafaela Ferreira foi superada por Matheus Comparatto no mergulho para o S do Senna. Ela saiu mais forte da curva, mas quem melhor contornou foi Filippo Fiorentino e os três entraram colados um no outro na reta oposta. Comparatto tomou uma linha interna, Rafaela tentou por fora e Fiorentino atacou por fora no final da reta, tomando uma fechada de Rafaela Ferreira, saindo da pista, batendo e abandonando a corrida. Safety Car na pista!

 

 

Apesar de não ter havido toque, Rafaela Ferreira não deixou o espaço de um carro para quem já tinha parte do carro ao seu lado. Na relargada, as posições foram mantidas com Matheus Comparatto mantendo a liderança, seguido de Rafaela Ferreira e Genaro Trappa. Evidente que haveria uma investigação do incidente e Rafaela Ferreira foi punida com um Drive Through. Mais atrás, a briga pela terceira posição estava quente, com Ethan Nobels e Lucca Zucchini superando Genaro Trappa e depois com Zucchini ultrapassando Nobels, mas sendo punido igualmente com um Drive Through por queima da relargada. Matheus Comparatto, avisado pelo rádio, não disputou a ponta com Rafaela Ferreira, que assumiu a liderança antes de ir cumprir sua punição, sendo seguida por Lucca Zucchini. Matheus Comparatto reassumiu a liderança e seguiu na frente até o final da prova, com Ethan Nobels e Genaro Trappa completando o pódio.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.