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F-E foi à Mônaco, DTM na Alemanha, MotoGP em Jerez, Indy no Alabama e NASCAR em Dover PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 April 2024 13:24

Olá leitores!

 

Como estão? Por aqui dando trabalho para o ventilador (calor infernal) e usando muito repelente (sou ímã de insetos e a dengue tá pegando geral). Que saudades do frio...

 

A ação no fim de semana começou com a Fórmula E em Mônaco, e num lugar conhecido pela elegância e luxo o pódio teve uma dobradinha de uma marca que a uns 60 anos atrás era um símbolo da mistura de esportividade com luxo: a Jaguar, marca que após o falecimento de Sir Lyons entrou em uma decadência lamentável em seus produtos “de rua”, conseguiu os dois primeiros lugares nas ruas do Principado, com Mitch Evans no topo do pódio e Nick Cassidy na segunda posição. Foram acompanhados no pódio pelo DS Penske de Stoffel Vandoorne, após a prorrogação na quantidade de voltas por conta das intervenções do Safety Car, sendo que o último saiu na volta 27 e a prova terminou na 31. Quanto aos brasileiros, di Grassi terminou em 11º e Sette Câmara em 18º. Gostaria de ver o Sette Câmara com um carro pelo menos razoável.

 

O DTM foi até uma pista que é excelente para motocicletas, mas que produz corridas de carro entediantes, Oschersleben, para sua etapa de abertura da temporada 2024. Na corrida do sábado Jack Aitken (Ferrari) aproveitou a sua pole position para se manter na frente até as rodadas de paradas para troca de pneus. Nesse momento Marco Wittmann (BMW) assumiu a liderança e venceria se não tivesse uma pane a 4 minutos do final. Aitken reassumiu a liderança e começou o ano com uma muito esperada vitória, seguido pelo Lamborghini de Mirko Bortolotti em 2º e pelo Audi de Ricardo Feller em 3º. No domingo, uma grande alegria para o jovem Luca Engstler (Lamborghini), que conseguiu sua primeira vitória após largar na 4ª posição, com seu pai, ex piloto do DTM, assistindo a prova nos boxes. Nas últimas voltas conseguiu controlar bem as investidas do Mercedes de Maro Engel, que fez tudo o que estava ao alcance para assumir a liderança mas não foi bem sucedido, tendo de se conformar com a segunda posição. O degrau mais baixo do pódio foi ocupado por Luca Stolz, também de Mercedes.

 

O Mundial de Motovelocidade foi até Jerez de la Frontera para mais uma etapa ensolarada em uma pista com um asfalto que minava água em algumas curvas. Sabe, de vez em quando é bom cuidar da pista, fazer um recapeamento, verificar como está a drenagem... enfim, sendo na Espanha parece que os requisitos são afrouxados. Na Moto3 a vitória ficou com o holandês Collin Veijer, que aproveitou o tombo do pole David Alonso logo no começo da prova para conseguir uma esperada vitória por apenas 4 centésimos de segundo sobre David Muñoz, disputa acirrada que foi assistida de camarote por Ivan Ortola, que ocupou o degrau mais baixo do pódio. Na Moto2 um festival de tombos na curva 13, que só não foi pior porquê a curva é de baixa velocidade. Mais de 10 pilotos caíram ali, inclusive o brasileiro Diogo Moreira. Quem se deu bem nessa prova de sobrevivência sobre a moto foi Fermin Aldeguer, que ganhou com mais de 1 segundo de vantagem para o garoto OnlyFans, Joe Roberts, que por sua vez veio ganhando posições com arrojo até conseguir o 2º lugar. Em 3º terminou Manuel Gonzalez, que fez o possível para impedir o avanço de Roberts mas não conseguiu. A MotoGP teve uma corrida das mais empolgantes e surpreendentes, com o líder do campeonato Jorge Martin caindo sozinho quando liderava e uma disputa entre Bagnaia e Marc Márquez digna dos tempos anteriores à pandemia. Faltou pouco para Márquez conseguir sua primeira vitória com Ducati, mas Bagnaia estava em um dia inspirado e não deu chances para um ataque decisivo do espanhol. Em 3º, fazendo muita festa, chegou Marco Bezzecchi, que pulou no colo do Bagnaia (e o derrubou no chão), depois empolgado teve momentos de Rubens Barrichello e abusou da incontinência verbal, foi uma comemoração sem freios.

 

A Indycar foi até o Barber Motorsports para mais uma etapa, num fim de semana de pouca sorte para Pietro Fittipaldi e numa etapa marcada pela bizarra cena de um manequim caindo na grama ao lado da pista de cima de uma passarela... sei que Alabama é um lugar de coisas estranhas, mas até para os padrões de Alabama isso foi exótico além da conta. E a festa ficou com a equipe Penske, que no meio da semana passada foi penalizada por uso ilegal do Push-to-Pass e teve McLaughlin e Newgarden desclassificados da prova inicial de St. Petersburg, e Power recebendo uma punição de 10 pontos. A volta por cima veio em Barber, com uma dobradinha capitaneada por Scott McLaughlin em 1º e Will Power em 2º, seguidos por Linus Lundqvist no degrau mais baixo do pódio após largar na 19ª posição.

 

A NASCAR foi até Dover para uma etapa na terceira pista que menos gosto do calendário, e no piso de concreto quem se deu melhor foi o experiente Denny Hamlin, que conquistou sua 54ª vitória – empatando com Lee Petty – na carreira e 3ª da temporada. Foi seguido por Kyle Larson em 2º, Truex Jr. em 3º, Buschinho em 4º e Chase Elliott fechando o Top-5.  1º segmento ficou com Truex, ao passo que o 2º ficou com Larson.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.