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Norris vence sua primeira em Miami. TCR no Marrocos e NASCAR milimétrica PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 06 May 2024 13:30

Olá leitores!

 

Como estão? Espero que todos bem. Não foi um final de semana com muitas competições, mas as que tivemos foram de boa qualidade. Do apertado circuito de rua de Marrakesh ao festival kitsch de Miami, encerrando com uma decisão absolutamente eletrizante no Kansas – onde tivemos um resultado muito justificado pela NASCAR que não precisaria de tanta explicação se quem pintou a linha de chegada não estivesse com delirium tremens por falta de álcool no sangue...

 

Começando com o TCR, onde no sábado os carros chineses da Lynk & Co dominaram a classificação na sexta e converteram essa liderança em uma dobradinha no pódio, com Yann Ehrlacher no degrau mais alto e Santiago Urrutia na segunda posição. Foram acompanhados no pódio pelo Norbert Michelisz, que liderou a trinca de Hyundai Elantra chegando em 3º lugar. Na segunda corrida, com o grid dos 8 primeiros invertido em relação à posição de chegada na corrida 1, Ma Qing Hua aproveitou que largaria na pole para fazer uma largada muito boa, se defendendo galhardamente do ataque de Guerrieri, que chegou a emparelhar o carro mas recolheu após um toque lateral entre os dois, e depois foi só consolidar a posição até a bandeirada final. Guerrieri e seu companheiro de equipe levaram seus Honda aos dois degraus restantes do pódio, com Guerrieri à frente de Borkovic. Próxima etapa do TCR World Tour será em Mid-Ohio, antes de virem para o Brasil correr em Interlagos (onde, se nada der errado, pretendo estar conferindo a empolgante categoria in loco). Isto é, se nenhum outro evento aleatório oferecer mais dinheiro e tomar a data da categoria, né? Em se tratando da “administração” de Interlagos tudo de negativo é possível. Agora pensem um “esporte de contato” desses em Mid-Ohio... vale a pena acompanhar.

 

A Fórmula Um foi até a Flórida para aquele espetáculo kitsch chamado GP de Miami. Não daria para esperar nada muito elegante do destino favorito dos brasileiros defensores de “Deus, Pátria e Família”, mas ao menos a corrida acabou sendo mais interessante do que as duas edições anteriores (que foram verdadeiramente soporíferas), em grande parte devido a um dos raros erros de pilotagem do Max Verstappen, que ao acertar um dos pinos de delimitação de uma das chicanes acabou prejudicando o equilíbrio aerodinâmico da frente do seu carro, e quando foi lançado o safety-car (nota de bizarrice: estadunidenses, que se consideram os “grandes mestres do esporte motor”, lançaram o carro à frente do segundo colocado, não do primeiro... seria cômico se não fosse trágico. Os diretores de prova aqui do Brasil não fazem isso, como provavelmente o Shrek lembrará em suas pílulas) Lando Norris estava na frente. O ótimo desempenho do McLaren nessa pista pouco aderente rendeu frutos, e na relargada o Max até tentou recuperar a liderança, mas Norris conseguiu impor um ritmo muito forte sem ninguém à sua frente e frustrou as tentativas do holandês, que teve de ver um carro preto e laranja saindo do seu campo visual até desaparecer. Primeira vitória para Lando Norris, uma vitória que era merecida a um bom tempo e foi muito comemorada não só pela equipe como pelos adversários. Afinal, não é por ser adversário dentro da pista que precisa ser adversário fora da pista também... com Norris no degrau mais alto e Verstappen em 2º, o degrau mais baixo foi ocupado por Charles Leclerc, que brilhou nos treinos e na corrida Sprint do sábado mas na hora do “vamos ver” fez uma corrida com apenas alguns poucos minutos de inspiração, mas o suficiente para chegar ao pódio.

 

E a NASCAR foi para o Kansas “carry on my wayward son”, ops, não era isso... retornando, foi ao estado do Kansas para uma corrida que demorou para começar por conta da chuva que caiu antes da corrida e da necessidade de secar a pista, mas valeu a pena aguardar. Ao menos para aqueles que não são detalhistas e não se incomodaram com a linha de chegada mal e porcamente pintada, claro... por muito pouco (oficialmente 1 milésimo de segundo, pela foto utilizada para justificar a decisão oficial cerca de uns 10 centímetros) Chris Buescher não conseguiu sua primeira vitória na categoria principal. A vitória foi declarada para Kyle Larson, que foi o segundo piloto com mais voltas na liderança, marcando mais uma vitória para a Hendrick Motorsport. Em 3º, assistindo a essa disputa eletrizante pela ponta muito de perto, chegou Chase Elliott, à frente de Martin Truex Jr., que foi um dos que nas voltas finais alimentou sérias pretensões de vitória, mas não logrou êxito. Encerrando o Top-5 chegou Denny Hamlin, que fez o seu básico: foi o piloto que mais voltas liderou, venceu o primeiro segmento, mas chega na hora da decisão... ficou para trás. Enfim, nada que não fosse previsível. Eu realmente espero que as próximas etapas tenham linha de chegada corretamente pintada, e se possível acompanhando fisicamente os sensores de imagem usados para a foto de chegada. Espero mesmo. Pois como citei, a vitória de Elliott foi decretada mas não foi por imagem convincente.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.